REGRA 13 - TIROS LIVRES

1. Tiros livres são os chutes desferidos, quando da reposição da bola em jogo, em razão da paralisação da partida por assinalação de alguma infração.

2. Os tiros livres classificam-se em duas categorias: o tiro livre direto, através do qual se pode consignar diretamente um tento contra a equipe que cometeu a infração e tiro livre indireto, através do qual não se pode consignar diretamente um tento, salvo se a bola, antes de entrar na meta, seja tocada ou jogada por um atleta que não seja o executor do chute.

3. Na cobrança de tiro livre a bola deverá estar imóvel sobre o piso e a sua movimentação poderá ser feita para qualquer parte da quadra, exceto tiro livre sem direito a formação de barreira e as penalidades máximas, que devem ser cobrados para frente, entrando em jogo tão logo seja tocada ou movimentada.

4. Antes da execução de um tiro livre nenhum atleta da equipe adversária poderá aproximar-se a menos de 5 (cinco) metros da bola até que a mesma esteja em jogo.

5. Numa linha imaginária, entre a bola e o atleta executante da cobrança do tiro livre, qualquer que seja a distância por ele tomada, não poderá haver nenhum atleta da equipe adversária, na linha de ação do executante.

6. Quando da cobrança de um tiro livre, se os atletas da equipe infratora estiverem a uma distância mínima de 5 (cinco) metros da bola, o árbitro autorizará a imediata cobrança do tiro livre, independente da formação da barreira de atletas.

7. Se o atleta da equipe adversária não respeitar a distância de 5 (cinco) metros da bola, antes do tiro livre ser executado e a bola movimentada, o árbitro mandará repetir a cobrança do tiro livre.

8. No caso de um tiro livre a favor da equipe atacada, dentro de sua área penal, a bola pode ser colocada em qualquer parte da área e nenhum atleta poderá receber a bola, diretamente, dentro da área penal, para que a ponha em movimento logo em seguida. A bola deverá ser chutada diretamente para fora da área penal. Se algum atleta, intencionalmente, impedir que esta situação seja cumprida, o tiro livre deverá ser repetido. Todos os jogadores adversários deverão situar-se fora da área penal. A bola estará em jogo quando sair da área penal.

9. Se o atleta que executar a cobrança de um tiro livre volta a jogar ou tocar na bola antes que outro atleta o faça será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária no local onde ocorreu à infração, salvo se ocorreu dentro da área penal da equipe infratora, quando o tiro indireto deverá ser executado com a bola colocada sobre a linha de meta e no local mais próximo de onde ocorreu à infração. Se nesta situação o atleta tocar com a mão na bola, será marcada a infração mais grave e se cobrará um tiro livre direto.

10. Se o atleta que for executar o tiro livre demorar mais de 4 segundos para movimentar a bola, sua equipe será punida com a marcação de um tiro livre indireto contra a mesma.

11. Para distinguir o tiro livre indireto, os árbitros erguerão um dos braços sobre a cabeça, devendo mantê-lo erguido até que o tiro indireto seja executado e a bola seja jogada ou tocada por outro atleta, toque em uma das traves ou travessão e retorne a quadra, ou saia da quadra de jogo.

12. Quando for tiro livre direto, os árbitros devem levantar o braço na horizontal, assinalando a direção em que o tiro deve ser cobrado e o dedo indicador do outro braço apontando para o solo e, com isso indicando que se trata de uma falta acumulativa.

13. Se um atleta, quando da cobrança de um tiro livre direto ou indireto, chuta a bola em direção a sua própria meta e a mesma entra no gol diretamente, o gol não será válido. Será cobrado arremesso de canto em favor da equipe adversária. Se a bola tocar em qualquer atleta inclusive o goleiro e entrar, o tento será válido.



RECOMENDAÇÕES:



a) Quando o árbitro verifica que a barreira já se encontra na distância correta, não necessita medir a distância.

b) Imediatamente após o árbitro ter assinalado a infração, deverá indicar-se se é tiro direto ou indireto.

c) Simultaneamente com a marcação de uma infração, os árbitros deverão sinalizar imediatamente, o lado para o qual deverá ser executada a cobrança.

d) Por ocasião da cobrança de infrações dentro da área penal e a favor da equipe defensora, a bola somente entrará em jogo quando sair da referida área e quando algum jogador tocar na bola antes que saia da área penal, os árbitros devem mandar repetir a cobrança.

e) Quando ocorrer um falta dentro da área penal e a favor da equipe defensora, a infração poderá ser cobrada de qualquer local da área penal.

f) Se um atleta executar a cobrança de um tiro livre volta a tocar na bola com a mão antes que outro atleta o faça, deverá ser penalizado com a infração mais grave, tiro direto e não com bi toque, anotando uma falta acumulativa..



COMENTÁRIOS A REGRA:



Os árbitros devem ter através de passos à distância de cinco (5) metros aferidos para a formação de barreiras.

Nas cobranças de tiros livres indiretos os árbitros erguerão um dos braços sobre a cabeça, devendo mantê-lo erguido até que o tiro indireto seja executado e a bola seja jogada ou tocada por outro atleta, para que no caso da equipe efetuar um tento diretamente, não sai reclamando que o tiro era direto.

Não há necessidade em algumas cobranças de faltas da formação de barreira, se os atletas da equipe infratora estão a mais de cinco (5) metros da bola, pode o árbitro autorizar a cobrança imediatamente.

Muita atenção com as cobranças de faltas para a sua própria meta, a chamada bola atrasada para o seu goleiro, pois se a bola entrar diretamente na meta será tiro de canto para a equipe adversária, mas se a bola tocar em qualquer jogador inclusive o goleiro o tento será válido.

13 comentários:

  1. Olá galera!
    Eu gostaria de saber se em um jogo de Futsal é valido fazer gol de saída de bola?
    Exemplo: Em um jogo o adversário faz um gol e logo em seguida eu inicio a partida no meio de campo, mas em vez de eu tocar para meus companheiro, eu chuto a bola para o gol adversário.
    Isso é valido o gol sem tocar em ninguém?
    Sem meus companheiros ter relado na bola "sem dar os 2 toques na bola para reinicio de partida", um tiro direto!

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antigamente podia, mas agora nao pode mais o gol so é valido se alguem tocar na bola, e no caso de sofrer o gol e depois cobrar rapido nao pode pois todos tem que estar no seu lado da quada.

      Excluir
    2. antigamente podia, mas agora nao pode mais o gol so é valido se alguem tocar na bola, e no caso de sofrer o gol e depois cobrar rapido nao pode pois todos tem que estar no seu lado da quada.

      Excluir
    3. Se em uma cobrança de tiro livre direto o goleiro rebater a bola ou a bola bater na trave e voltar pode-se chutar ela novamente para o gol??

      Excluir
  2. O que você está querendo saber está nas regras de saída de bola!Mas, sim pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No futsal um toque na mão é marcado falta de tiro direto ou indireto?

      Excluir
  3. Se o time adversário fazer um gol de tiro livre, logo após sofrer uma falta será marcada outro tiro livre para a mesma equipe que cobrou a falta ?

    ResponderExcluir
  4. Se em uma cobrança de tiro livre direto o goleiro rebater a bola ou a bola bater na trave e voltar pode-se chutar ela novamente para o gol??

    ResponderExcluir
  5. Galera alguem pode me responder,se tiver um tiro livre direto marcado,a proxima falta tambem será tiro livre direto ou retoma a contagem de 5 falta? obg.

    ResponderExcluir
  6. em um jogo o cara foi cobrar um tiro direto e antes de entrar a meta pegou em um companheiro q estava bem proximo da meta!nesse casi o gol deve ser validado?

    ResponderExcluir
  7. depois dos 5 faltas cometidas pelas equipes,aplica-se o tiro direto para qualquer das faltas que forem cometidas posteriormente?

    ResponderExcluir
  8. o time sofre um gol e sai a bola no meio da quadra ele coloca com a mão e chuta direto ela entra sem tocar emninguem o gol nao vale ne ?

    ResponderExcluir
  9. Quantos passos o arbitro deve dar entre a bola e a barreira?

    ResponderExcluir