REGRA 12 - Faltas e Incorreções

1. As faltas e incorreções serão penalizadas com:

a. Tiro Livre Direto

b. Tiro Livre Indireto

 
TIRO LIVRE DIRETO:

2. Será concedido um tiro livre direto em favor da equipe adversária quando um jogador cometer uma das seguintes infrações contra jogador adversário, de maneira que os árbitros julguem imprudente, temerária e com o uso de força excessiva:

a. Dar ou tentar dar pontapé no adversário;

b. Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;

c. Pular ou atirar-se sobre o adversário;

d. Trancar o adversário de maneira violenta e perigosa;

e. Bater, tentar bater, lançar uma cusparada em adversário ou companheiro de equipe;

f. Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação com qualquer parte do braço;

g. Empurrar o adversário;

h. Trancar o adversário com o ombro;

i. Atleta segurar ou desviar a bola intencionalmente carregá-la, ou batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área de meta;

j. Projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo;

k. Sendo o goleiro, com a bola em jogo, ao arremessar a mesma com as mãos, ultrapassa o limite da área penal, com a bola ainda em seu poder;

l. Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas involuntariamente atingi-lo ou quase atingi-lo perigosamente;



PUNIÇÃO:



a) Estas faltas são anotadas como acumulativas para a equipe.



b) Será punido com a cobrança de um tiro livre direto a ser executado pela equipe adversária no local onde ocorreu a infração, se cometida fora da área penal do infrator.



c) Na hipótese dessa ocorrência ser dentro da área penal do infrator, uma penalidade máxima será cobrada pela equipe adversária, qualquer que seja a posição da bola no momento em que a falta é praticada.



TIRO LIVRE INDIRETO:



3. Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando um jogador adversário cometer uma das seguintes infrações:

a. Estando o goleiro com a bola em jogo:

1. Controla a bola com suas mãos, dentro de sua área penal ou fica de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 (quatro) segundos;

2. Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área de meta ou penal, depois que um seu companheiro a tenha passado deliberadamente com o pé;

3. Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de um lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu companheiro;

4. Após haver tocado a bola ou arremessando-a com as mãos ou movimentando a mesma com os pés volta a recebê-la de um companheiro de equipe, de forma intencional, dentro ou fora de sua área de meta ou penal, sem que a bola tenha antes ultrapassado a linha demarcatória do meio da quadra ou tenha sido jogada ou tocada, por um adversário.

5. O goleiro ao fazer o arremesso com uma ou ambas as mãos, esta não pode ultrapassar a linha demarcatória da sua área penal ainda com a bola pressa.

6. No momento de um arremesso ou em qualquer outra situação o goleiro poderá sair com qualquer parte do corpo fora da área penal, desde que a bola esteja dentro dos limites da sua área penal.

b. Qualquer jogador que:

1. Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o goleiro, ao tentar tirar a bola das mãos deste após a mesma ter sido agarrada e estar retida em suas mãos;

2. Quando, sem a posse ou domínio da bola obstruir, intencionalmente, um adversário de maneira a formar um obstáculo em sua progressão;

3. Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar com o corpo sua movimentação, estando o atleta caído, exceto se for o goleiro, dentro de sua área penal;

4. Tocar na bola, em jogo, quando não esteja devidamente equipado, exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento, podendo prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola;

5. Usar expressão verbal ou vocal para enganar atleta adversário, fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos próximas ao rosto do adversário e tirar vantagens do lance;

6. Ficar parado na frente do goleiro adversário com o propósito de obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos;

7. Fazer a bola permanecer mais de 04 segundos dentro da própria área penal, estando a mesma em condições de jogo ou de ser jogada, com a clara intenção de retardar o andamento da partida.;

8. Persistir, quando de posse de bola, na troca de passes com companheiros, com o deliberado propósito de ganhar tempo ou retardar o andamento da partida, estando colocados dentro ou fora da respectiva área de meta ou penal;

9. Imobilizar a bola, dentro ou fora de sua área de meta ou penal, com o domínio dos pés, por mais de 04 segundos, estando à mesma em condições de ser jogada;

10. Levantar os pés para chutar para trás (bicicleta) ou chutar com o calcanhar e, levando perigo ao adversário próximo á jogada;

11. Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos.



PUNIÇÃO:



a) Nestas faltas a equipe infratora será punida com a cobrança de um tiro livre indireto a ser executado pelo adversário no local donde ocorreu a infração, se cometida fora da área penal do infrator. Se cometida dentro da área penal do infrator, o tiro livre indireto deverá ser executado sobre a linha da área penal, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a infração.



b) Estas faltas não são anotadas como faltas acumulativas para a equipe e serão punidas com tiros livres indiretos durante toda a partida.







SANÇÕES DISCIPLINARES:



a) Cartão Amarelo

b) Cartão Vermelho



Somente os jogadores titulares e reservas podem ser penalizados com cartões amarelos e vermelhos.

Os árbitros têm autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento que chega ao local do jogo, até a entrega da súmula na entidade pela qual estejam atuando.

a) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão amarelo, se na opinião dos árbitros, cometer uma das seguintes infrações:

1. Entrar na quadra de jogo para recompor sua equipe antes de transcorridos os 2 (dois) minutos de expulsão temporária ou de sua equipe ter sofrido um tento;

2. Infringir, persistentemente as regras do jogo;

3. Demonstrar, por palavras ou gestos divergências das decisões tomadas pelos árbitros;

4. Ser culpado por conduta antidesportiva;

5. Trocar o seu número de camisa sem avisar o anotador e o árbitro;

6. Dirigir-se na quadra de jogo, durante a partida, ao árbitro principal, árbitro auxiliar, ao anotador ou ao cronometrista para deles reclamar ou discordar ou para discutir com o público;

7. Numa interrupção da partida, propositadamente, impedir, tentar impedir, retardar ou dificultar o reinicio da mesma;

8. Toda a simulação na superfície de jogo, que tenha a finalidade de ludibriar os árbitros para levar vantagem no lance deverá ser punida como conduta antidesportiva;

9. Abandonar deliberadamente a superfície de jogo sem autorização dos árbitros;

10. Ao comemorar um gol, colocar a camisa na cabeça ou retirá-la do corpo ou, ainda, fazer gestos provocantes aos adversários ou aos torcedores;

11. Não respeitar a distância regulamentar na cobrança de tiros lateral, de canto, direto, indireto e livre ou arremesso de meta e bola de saída;

12. Agarrar um adversário, quer pela camisa, pelo calção ou por qualquer parte do corpo, acintosamente, com objetivo de interromper a jogada;

13. Exceto o goleiro dentro de sua área penal, usar deliberada e intencionalmente a mão, cortando a trajetória da bola com o objetivo de interromper a jogada, impedindo a passagem da bola evitando o perigo de gol contra a sua equipe;



b) O jogador será, obrigatoriamente, penalizado com cartão vermelho, se cometer uma das seguintes infrações:

1. For culpado de conduta violenta;

2. For culpado de jogo brusco grave;

3. Empregar linguagens ofensivas, grosseiras ou obscenas, para qualquer pessoa;

4. Praticar pela segunda vez infração punível com cartão amarelo de advertência na mesma partida;

5. Impedir com o uso da mão, intencionalmente, a marcação de um gol contra a sua equipe exceto quando for o goleiro dentro da sua área penal;

6. Lançar uma cusparada em qualquer pessoa;

7. Cometer uma entrada que ponha em perigo a integridade física de jogador adversário.

8. Impedir intencionalmente, por meios ilegais, que um jogador em condições plenas de assinalar um tento conclua a jogada;

9. Estando no banco de reservas entrar na quadra de jogo para atrapalhar ou impedir a tentativa ou a marcação de um tento contra sua equipe.



PUNIÇÃO:



Se a partida for interrompida para aplicação de pena disciplinar prevista nesta regra, o reinicio da mesma dar-se-á com a cobrança de um tiro livre indireto no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação, salvo se esta se encontrava dentro da área penal da equipe infratora, quando a bola deverá ser colocada sobre a linha da área penal e no local mais próximo de onde ocorreu à paralisação. A interrupção da partida em hipótese alguma poderá beneficiar a equipe infratora, devendo o árbitro deixar prosseguir a jogada e, na conclusão do lance, adotar as medidas disciplinares necessárias, salvo se a bola, quando da infração, estiver de posse de atleta da equipe infratora. Se na ocorrência da infração a partida estiver paralisada, o árbitro aplicará, ao infrator, a pena disciplinar prevista nesta regra.



DECISÕES:



1. Os árbitros poderão determinar, sem necessidade de prévia advertência, a expulsão do atleta ou membro da comissão técnica que infringir, acintosamente, qualquer dos itens desta regra;

2. A expulsão de atleta participante da partida será temporária para a equipe e pelo tempo de 2 (dois) minutos, após o que a mesma poderá ser recomposta com outro atleta em seu lugar, podendo ser com a bola em jogo ou fora de jogo.

3. O atleta expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no banco de reservas e proximidades;

4. Quando a equipe em inferioridade numérica, no decurso dos dois minutos após a expulsão, sofra a marcação de um tento poderá a mesma recompor-se de um atleta imediatamente. Quando esta equipe marcar um tento, não poderá repor jogador;

5. Estando 2 (dois) atletas da mesma equipe cumprindo a expulsão temporária e esta equipe sofre a marcação de um tento, poderá a equipe recompor-se incluindo um atleta, sendo que a outra recomposição será efetuada somente depois de decorridos 2 (dois) minutos ou a sua equipe sofrer um outro tento;

6. Se 2 (dois) atletas da mesma equipe forem expulsos ao mesmo tempo, caso não sofra gol, somente depois de decorridos os 2 (dois) minutos cronometrados, das expulsões poderá a equipe recompor-se incluindo os atletas na quadra estando, a bola em jogo ou fora de jogo;

7. Quando 2 (dois) atletas, um de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo tempo, somente poderão ser incluídos outros atletas em seus lugares, após terem transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões. Neste caso se qualquer uma das equipes sofrer um tento, não poderá repor nenhum atleta.

8. Se um jogador de uma equipe for expulso e antes que essa equipe sofra um gol ou que tenha transcorrido os 2 (dois) minutos de expulsão, um jogador da equipe adversária for expulso, ambas as equipes não poderão incluir outros jogadores para se recomporem, antes de transcorridos os 2 (dois) minutos de cada expulsão, mesmo no caso das equipes sofrem gols.

9. Quando 4 (quatro) atletas, dois de cada equipe, forem expulsos do jogo ao mesmo tempo, somente poderão ser incluídos outros atletas em seus lugares, após terem transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados de cada expulsão. Neste caso se qualquer uma das equipes sofrer um tento, não poderá repor nenhum atleta;

10. Quando 3 (três) atletas, sendo dois de uma equipe e um da outra, forem expulsos do jogo se a equipe que teve 2 (dois) atletas expulsos sofrer um tento, poderá recompor um atleta, sendo que os outros dois atletas somente poderão ser incluídos outros em seus lugares, após ter transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões, estando a bola em jogo ou fora de jogo.

11. Quando 3 (três) atletas, sendo dois de uma equipe e um da outra, forem expulsos do jogo se a equipe que teve 1 (um) atleta expulso sofrer um tento ou mais tentos, Não poderá recompor-se até completar os 2 (dois) minutos cronometrados, quando então poderá ser incluído um atleta, com a bola em jogo ou fora de jogo.

12. Os técnicos ou treinadores, massagistas ou atendentes, médicos ou fisioterapeutas, preparador físico e atletas quando expulsos do jogo ou cumprindo qualquer tipo de suspensão, quando presentes nos locais dos jogos, deverão se posicionar, obrigatoriamente, no lado oposto do local onde se encontra o banco de reservas de sua equipe na quadra de jogo, não sendo permitido qualquer tipo de manifestação. Sendo inacessível para o público o lado oposto da quadra de jogo, deverão os mesmos se posicionar atrás da meta adversária ou, não sendo possível, poderão se posicionar no lado onde se encontra o banco de reservas da equipe adversária.

13. Não será permitido o uso de qualquer tipo de aparelho de comunicação, para uso de qualquer membro da comissão técnica ou atletas registrado em súmula, bem como nas proximidades dos bancos de reservas.

14. Um atleta que cometer uma falta passível de cartão amarelo e já sendo o segundo cartão, se os árbitros derem vantagem no lance e esta equipe sofrer o gol, o atleta faltoso será expulso e sua equipe poderá colocar imediatamente outro atleta em seu lugar, tendo em vista que a infração foi cometida antes do gol.

15. Se um atleta tenta evitar um gol tocando com a mão na bola, mas não consegue seu objetivo, tendo o árbitro aplicado a lei de vantagem, logo após a conclusão do lance, deverá penalizar este atleta com cartão amarelo.

16. Se um atleta comete uma falta ou agressão fora da quadra de jogo, a partida deve ser paralisada, o atleta penalizado com cartão amarelo ou vermelho e a partida reiniciada com bola ao chão.

17. No momento do arremesso do goleiro, com as mãos, ele poderá sair com qualquer outra parte do corpo fora da área penal, vale sempre a posição da bola.

18. O goleiro poderá receber a bola em devolução de um companheiro, sem a mesma ter ultrapassado o meio da quadra ou tocada em adversário, somente se esta devolução for involuntária.

19. Quando as equipes tiverem atletas no intervalo do jogo e que estavam em quadra jogando no final do primeiro período, esta equipe deverá iniciar o segundo período com a falta destes atletas e cumprir a regra das expulsões.

20. Se a partida for interrompida para a aplicação de pena disciplinar prevista nesta regra, o reinício da mesma dar-se-á com a cobrança de um tiro livre indireto, em favor da equipe adversária à infratora, a ser cobrado no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação, salvo se esta se encontrava dentro da área penal da equipe infratora, quando a bola deverá ser colocada sobre a linha da área penal no ponto mais próximo de onde ocorreu a paralisação.

21. A interrupção da partida em hipótese alguma poderá beneficiar a equipe infratora, devendo o árbitro deixar prosseguir a jogada e, na conclusão do lance, adotar as medidas disciplinares necessárias, salvo se a bola, quando da infração, estiver de posse de atleta da equipe infratora. Se na ocorrência da infração a partida estiver paralisada, o árbitro aplicará, ao infrator, a pena disciplinar prevista nesta regra.



RECOMENDAÇÕES:

a) Quando o atleta cometer pela segunda vez uma infração passível de cartão amarelo, aplica-se o cartão amarelo e em seguida o cartão vermelho;

b) Quando o atleta já foi advertido com cartão amarelo e comete uma infração passível de cartão vermelho, aplica-se diretamente o cartão vermelho.

c) Nas recomendações a) e b) desta regra, os oficiais de arbitragem devem relatar se esta segunda infração era para ser aplicado cartão amarelo ou vermelho.

d) Quando membros da Comissão Técnica ou atletas reservas, entrarem na quadra tentando ou impedindo a marcação de um tento contra sua equipe, o árbitro deverá expulsá-los do jogo. Sua equipe deve ser penalizada com um tiro livre indireto, a ser cobrado do local onde ocorreu o toque, a tentativa ou a intervenção.

e) Quando um atleta for expulso da quadra de jogo, o cronometrista deve registrar em uma folha de papel, o tempo visualizado no placar eletrônico e só autorizar a entrada de outro atleta, depois de transcorridos 2 (dois) minutos cronometrados ou a equipe sofrer um tento, sempre de acordo com o previsto na regra;

f) Quando um atleta perder alguma peça de seu equipamento na disputa de bola, os árbitros devem permitir que o atleta conclua a jogada até ficar sem a posse de bola, não sendo permitido recebê-la de volta até recompor seu equipamento;

g) Quando os árbitros constatarem que algum atleta está simulando ter sofrido uma infração, tentando ludibriá-los, deverão adverti-los com a apresentação do cartão amarelo.

h) Quando o atleta tentar fazer um tento com o uso deliberado da mão, deverá ser advertido com cartão amarelo, pois está usando de uma atitude antidesportiva tentando ludibriar a arbitragem.



COMENTÁRIOS A REGRA:



Sem dúvida nenhuma esta e a principal regra do Futsal sendo assim os árbitros devem tomar todos os cuidados com as marcações e punições das mesmas, conforme já foi visto nesta regra temos dois tipos de faltas, as que são cobradas com tiro livre direto e as com tiro livre indireto. A primeira (tiro livre direto) com anotação para equipe como faltas acumulativas e a segunda (tiro livre indireto) já não são anotadas como faltas acumulativas.

Os árbitros devem ficar atentos com a expulsão de um ou mais atletas, aguardando sempre a sua saída da quadra, pois o mesmo não poderá permanecer na quadra de jogo nem no banco de reservas, o mesmo acontece com o técnico ou treinador, massagista ou atendente, médico ou fisioterapeuta e atletas reservas.

Quando 2 (dois) atletas um de cada equipe forem expulsos, simultaneamente, somente depois de transcorridos os 2 (dois) minutos cronometrados das expulsões, poderão as equipes recompor-se, entrando os atletas pelas zonas de substituições, mesmo a bola estando em jogo ou fora de jogo. Não havendo mais necessidade da autorização dos oficiais de arbitragem, desta forma os árbitros, o anotador e o cronometrista devem ficar atentos para que os atletas somente adentrem, a quadra de jogo, depois de decorridos os 2 (dois) minutos de expulsão temporária.

Quando 4 (quatro) atletas expulsos, ao mesmo tempo, 2 (dois) de cada equipe somente após terem transcorrido 2 (dois) minutos cronometrados que as equipes poderão efetuar a inclusão de novos atletas, mesmo a bola estando em jogo ou fora de jogo, não importando neste dois casos se a equipe sofreu um ou mais tentos, só depois de decorridos os 2 (dois) minutos poderão as equipes recompor-se.

E de fundamental importância que os árbitros confirmem com o anotador as anotações das faltas acumulativas, cartões e tentos, pois se um cartão, for marcado para um atleta erradamente o mesmo poderá se beneficiar com aplicação de dois cartões amarelos, sendo que, se o atleta já havia sido advertido com cartão amarelo deverá ser expulso com aplicação do cartão vermelho e os tentos podem alterar o resultado da partida.

O árbitro não precisa necessariamente aplicar primeiro o cartão amarelo para que posteriormente aplique o vermelho, se o mesmo achar que o atleta cometeu um falta grave e mereça ser expulso imediatamente, aplicará o cartão vermelho.

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