REGRA 11 - CONTAGEM DE TENTOS

1- Respeitadas as disposições em contrário referidas nesta regra, será válido o tento quando a bola ultrapassar inteiramente a linha de meta entre os postes de meta e sob o travessão, contanto que não tenha sido arremessada, carregada ou impulsionada com a mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário.

2- A equipe que tenha consignado maior número de tentos será considerada vencedora da partida. Se houver igualdade no número de tentos assinalados por cada equipe ou se nenhum for consignado pelas equipes disputantes, a partida será considerada empatada.

3- Se durante a partida ocorrer deslocamento do travessão ou dos postes de meta, coincidentemente com o chute a meta, o árbitro poderá validar o tento se a bola houver cruzado a linha de meta, entre os postes e o travessão quando de sua posição normal.

4- O término do 1º e 2º períodos de tempo normal e da prorrogação será determinado pelo árbitro principal, no exato momento em que o cronometrista avisá-lo do término do tempo regulamentar com o toque da campainha ou do apito. Não será valida qualquer situação de gol após o apito.

5- Não será válido o tento resultante de tiro livre indireto, a menos que a bola, em sua trajetória toque ou seja tocada por qualquer outro jogador, inclusive o goleiro defensor, colocado dentro ou fora de sua área penal.

6- Será nulo o tento originado de qualquer arremesso do goleiro adversário ou de arremesso de meta por ele executado com as mãos, salvo se a bola, em sua trajetória, tocar ou for tocada por qualquer jogador inclusive o goleiro defensor. Se a bola penetrar diretamente o tento não será válido, será executado arremesso de meta.

7- Se ao segurar ou arremessar a bola, o goleiro permitir que a bola entre e ultrapasse inteiramente a linha de meta, entre os postes e sob o travessão de meta, o tento será considerado válido.

8- Se o atleta ao cobrar um tiro de canto, tiro lateral ou tiro indireto, retardar a bola para a sua própria meta e a bola penetrar diretamente, o gol não será válido, será tiro de canto. Se tocar em qualquer atleta, inclusive o goleiro, o gol será válido.



RECOMENDAÇÕES:

a) Somente será válido o gol, quando o goleiro arremessar com o uso das mãos, tanto com a bola em jogo como no arremesso de meta, se a bola tocar em qualquer atleta, inclusive o goleiro adversário;

b) Se a bola arremessada com as mãos, penetrar diretamente no gol adversário, o tento não será válido, será cobrado um arremesso de meta.



COMENTÁRIOS A REGRA:



Algumas vezes a bola, apesar de passar entre os postes de meta e sobre o travessão, o tento não será válido, exemplos: Nos tiros livres indiretos, quanto à bola entra diretamente na meta sem ser tocado por nenhum outro atleta ou no arremesso do goleiro adversário com o uso das mãos, se bola entra na meta adversária diretamente se tocar em ninguém o tento não será válido.

O deslocamento da trave e um fato que já ocorreu diversas vezes, e isto pode acontecer ainda por muitas outras, o cuidado que o árbitro deve ter quando as traves não são fixas devem ser redobrados, pois em alguns lances as mesmas podem ser deslocadas, ocasionando assim problemas para equipe de arbitragem, os mesmos devem estar atentos, pois se a bola passar fora da meta, mas se a mesma estivesse no local de origem à bola passaria por dentro da meta, o tento deve ser validado pelo árbitro.

Outro problema é no final do 1ª e 2ª período ou prorrogação da partida, dado o sinal pelo cronometrista, através do toque da campainha ou apito o árbitro encerra o jogo imediatamente e não será válido o tento, em qualquer situação após o apito.

0 comentários:

Postar um comentário