REGRA 10 - BOLA EM JOGO E FORA DE JOGO

1- A bola estará fora de jogo quando:

a) Atravessar completamente, quer pelo solo, quer pelo alto, as linhas laterais ou de meta;

b) A partida for interrompida pelo árbitro;

c) Jogada a partida em quadra coberta e a bola bater no teto ou em equipamentos de outros desportos colocados nos limites da quadra de jogo, a partida será reiniciada com a cobrança de tiro lateral a favor da equipe adversária à do jogador que desferiu o chute, na direção e do lado onde a bola bateu. A altura mínima livre em superfícies fechadas deve ser no mínimo de 4 (quatro) metros.

2- A bola estará em jogo em todas as outras ocasiões, desde o começo até o término da partida, inclusive:

a) Se tocar nos árbitros colocados dentro da quadra de jogo;

b) Enquanto não se adota uma decisão por suposta infração as regras do jogo;

c) Bate em uma das traves ou no travessão e permanece dentro da quadra de jogo.

3- Se a bola perder sua condição normal de jogo durante o transcorrer da partida, esta será interrompida, a bola substituída e a partida reiniciada com a execução de bola ao chão no local onde a mesma perdeu sua condição normal de jogo, salvo se tenha ocorrido dentro da área penal, ocasião em que a bola ao chão será executada fora da mesma e na direção de onde perdeu a condição.

4- Se a bola perder sua condição normal de jogo no exato momento em que é posta em movimento (tiro inicial, tiros livres diretos e indiretos, tiro de penalidade máxima, lateral, de canto ou arremesso de meta) e antes de ser tocada por outro jogador, a bola será substituída e o lance será repetido.

5- Estando a partida em movimento quando um acidente ocorrer com jogador dela participante, o árbitro retardará o apito até que a jogada seja concluída, ou seja, que o jogador de posse da bola conclua o lance; perca a posse da bola ou que esta saia da quadra; ou que ocorra a paralisação da jogada.

6- Para os árbitros os pedidos de tempo e paralisação serão ilimitados. Porém, somente poderão ser ordenados com a bola fora de jogo.

7- Em caso de acidente com o jogador, o árbitro providenciará ou solicitará a remoção do mesmo, tão logo seja possível, para fora das linhas demarcatórias da quadra de jogo, para que seja socorrido e reiniciará imediatamente a partida. Caso o jogador seja lesionado levemente e solicite atendimento médico, embora possa locomover-se, o árbitro autorizará a entrada da equipe médica e determinará sua imediata remoção da quadra de jogo e dará continuidade à partida.

8- Sendo constatada pelo árbitro simulação de acidente por parte do jogador ou qualquer tentativa de retardamento proposital para ganhar tempo (defeito do uniforme, saída de bola, propositadamente pelas laterais ou linha de meta, etc.) ordenará o árbitro o reinicio imediato da partida sendo o jogador passível de punição disciplinar.

9- Depois de qualquer interrupção, por motivos não mencionados nesta regra e desde que, imediatamente antes da paralisação, a bola não tenha ultrapassado os limites da linha lateral ou da linha de meta, o árbitro, ao reiniciar a partida, dará bola ao chão no lugar onde esta se encontrava quando foi interrompida a partida. Salvo se a bola estava dentro da área penal, hipótese em que a bola ao chão deverá ser executada fora da área penal. A bola será considerada em jogo no exato momento em que tocar no solo. Nenhum jogador poderá ter contato com a bola antes que ela toque o solo. Se esta disposição não for cumprida, o árbitro determinará a repetição da bola ao chão.



RECOMENDAÇÕES:

a) Os árbitros não devem permitir a entrada da equipe médica na quadra de jogo, antes de autorizados;

b) Sempre que um jogador lesionar-se, sem gravidade, os árbitros devem deixar o lance ser concluído e Imediatamente um dos árbitros dirige-se ao jogador, verificando se necessita de atendimento médico e só permitir a entrada da equipe médica se o jogador solicitar;

c) Não permitir o reinício de uma partida com jogador caído na quadra.

d) Todo o jogador que for atendido dentro de quadra deverá ser substituído.

e) Interpretar corretamente se houve simulação de falta ou se foi causada por um choque normal e houve desequilibro do jogador.



COMENTÁRIOS A REGRA:



Não esquecer que os árbitros são "neutros" e se a bola tocar no mesmo, estando dentro da quadra de jogo, a jogada e válida podendo o atleta dar seqüência à jogada.



Bola ao chão:

A mesma não poderá em hipótese alguma ser executada dentro da área de meta, sempre em local mais próximo da linha demarcatória da área, e o lance só terá validade quando a bola tocar no solo.

Se o atleta insistir em não deixar a bola tocar no solo, o mesmo poderá ser advertido verbalmente, com aplicação do cartão amarelo e até o vermelho, se for o caso.



Atendimento ao Atleta:

Não deixar de lembrar que nas categorias menores, (sub 7, sub, 9, sub 11 e sub, 13) o atleta, muitas vezes precisa de atendimento imediato, até ocasionalmente pelo emocional do atleta e dos pais, assim sendo deve o árbitro paralisar a partida, para que o atleta tenha o atendimento médico o mais rápido possível. Em seguida dar seguimento à partida, se a bola estava em jogo quando da paralisação, reiniciará com "bola ao chão"; mas se o árbitro entender que o atleta apenas simulou contusão deve dar seqüência à jogada e após a conclusão do lance advertir o atleta ou até expulsá-lo.

Se o atleta for atendido na quadra de jogo pelo médico ou fisioterapeuta, massagista ou atendente deverá ser substituído, obrigatoriamente, e poderá voltar à quadra de jogo assim que a bola for colocada em jogo novamente.

0 comentários:

Postar um comentário