REGRA 6 - ÁRBITRO AUXILIAR

Um árbitro auxiliar será designado para a arbitragem de uma partida, devendo desempenhar suas funções do lado da linha lateral oposta a do árbitro principal. O árbitro auxiliar tem os mesmos poderes do árbitro principal, respeitada a determinação da regra número 5, quando simultaneamente, assinalam uma infração e existe uma discordância na interpretação da regra, prevalecerá à decisão do árbitro principal, podendo inclusive, paralisar o jogo sempre que se cometam infrações às regras.

Terá ainda os seguintes poderes:

a) Fiscalizar se as substituições estão se processando corretamente;

b) Utilizar o apito para suas sinalizações;

c) Fiscalizar o comportamento disciplinar dos integrantes dos bancos de reservas;

d) Assinalar as faltas, infrações e quaisquer irregularidades praticadas durante a partida, posicionando-se sempre na linha diagonal do árbitro principal e no lado oposto;

e) Aceitar que a decisão final do árbitro principal é a que prevalece;

f) Seguir rigorosamente as instruções que o árbitro principal da partida transmitir-lhe antes do início do jogo.

g) Relatar as suas expulsões e todos os incidentes que ocorreram antes, durante e após a partida e que não foram vistos pelo árbitro principal.

h) O árbitro auxiliar deverá estar no lado da mesa de anotações, para o início do primeiro e segundo período e prorrogação, podendo trocar de lado quando julgar necessário e para agilizar o reinicio da partida.

O árbitro principal e o árbitro auxiliar têm o poder de advertir ou expulsar. Porém, se houver discordância entre os mesmos, prevalecerá à decisão do árbitro principal.



RECOMENDAÇÕES:

a) O árbitro auxiliar deverá cumprir as determinações do árbitro principal com relação ao seu planejamento de atuação, feitas antes do início da partida.

b) O árbitro auxiliar deverá estar sempre em sintonia com o anotador, confirmado as sinalizações feitas pelo mesmo, com relação às faltas cometidas pelos jogadores e os cartões aplicados.



COMENTÁRIOS À REGRA:

O árbitro auxiliar tem os mesmos poderes que o árbitro principal, mas a decisão final em caso de dúvida ou discordância é do árbitro principal.

O árbitro auxiliar não deve deixar de apitar qualquer falta que o mesmo tenha visto só assim o trabalho será desenvolvido a dois.

A fiscalização das substituições e do comportamento dos atletas do banco de reservas é de responsabilidade de ambos, tendo está função o árbitro que estiver mais próximo da zona de substituição ou do banco de reservas, assim como o anotador e cronometrista.

Quando o mesmo tiver que fazer o relatório deverá relatar apenas os fatos ocorridos, não omitir nenhum fato, sendo que o mesmo deve ser descrito com clareza e exatidão, não deixando levar-se pelo emocional ou pessoal, em nenhuma hipótese.

0 comentários:

Postar um comentário