REGRA 2 - A BOLA

1- A Bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado. Em sua confecção é vedado o uso de material que possa oferecer perigo ou dano aos jogadores.

2- Para os sexos masculinos e femininos, nas categorias, Adultos, Sub 20 e Sub 17, bem como no masculino Sub 15, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo será de 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.

3- Para o sexo masculino categoria Sub 13 e sexo feminino nas categorias Sub 15 e Sub 13, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e no máximo 59 (cinqüenta e nove) centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinqüenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e oitenta) gramas.

4- Para o sexo feminino, nas categorias, Sub 17 e Sub 15, serão usadas bolas com circunferência máxima de 59 (cinqüenta e nove) centímetros e mínima de 55 (cinqüenta e cinco) centímetros. Seu peso máximo será de 380 (trezentos e oitenta) gramas e mínimo de 350 (trezentos e cinqüenta) gramas. As bolas, para estas categorias, deverão ter uma marca, em cor diferente, bem visível para sua fácil identificação.

5- Para ambos os sexos, nas categorias, Sub 13, Sub 11 e Sub 09, serão usadas bolas com circunferência máxima de 55 (cinqüenta e cinco) centímetros e mínima de 50 (cinqüenta) centímetros. Seu peso máximo será de 330 (trezentos e trinta) gramas e mínimo de 300 (trezentos gramas).

6- Para ambos os sexos, as categorias com faixa de idade inferior ao Sub 09, serão usadas bolas com circunferência máxima de 43 (quarenta e três) centímetros e mínima de 40 (quarenta) centímetros. Seu peso máximo será de 280 (duzentos e oitenta) gramas e mínimo de 250 (duzentos e cinqüenta) gramas.

7- A bola somente poderá ser trocada, durante a partida, com a autorização dos árbitros.

8- O local destinado ao representante, ao anotador e ao cronometrista deverá contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

9- Se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, e a partida só deverá ser paralisada se interferir no jogo. Para o reinicio da partida, deverá ser dado uma "bola ao chão" no local onde se encontrava no momento da paralisação.



DECISÕES:

1- A bola deverá estar calibrada conforme especificação do fabricante. Quando largada a uma altura de 2 metros, a bola deverá subir a uma altura de 50 a 65 centímetros.

2- Em partidas de competições da FIFA a aprovação do uso das bolas estará sujeito a que tenham uma das três denominações: "FIFA Aproved, FIFA Inspected", ou Referência "International Matchball Standard".



RECOMENDAÇÕES:

a) Os árbitros deverão examinar a pressão da bola do jogo e de todas as bolas reservas, se estão de acordo com a especificação do fabricante e se estão em condições de jogo, antes do início da partida, evitando paralisações desnecessárias para troca de bola.

b) O cronometrista deverá calibrar a bola do jogo e todas as bolas reservas, deixando-as em condições de jogo.



COMENTÁRIOS ÀS REGRAS:

Algumas observações importantes com relação à bola:



A mesma somente poderá ser trocada, durante a partida, com a autorização do árbitro.

Deverão conter bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas, no local destinado ao representante, anotador e cronometrista.

Verificar se as bolas são da categoria em disputa; não deixar bolas nos bancos de reservas ou em qualquer outro lugar, que não seja o do representante; aferir a mesma na prática; ter ciência que a bola somente poderá ser trocada com a mesma fora de jogo.

Solicitar ao anotador ou cronometrista que verifiquem se as bolas estão calibradas de acordo com especificação do fabricante.

Verificar se as mesmas não passam na malha da rede de meta e de proteção ao público.

0 comentários:

Postar um comentário