REGRA 16 - TIRO LATERAL

1. O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.

2. O retorno da bola à quadra de jogo dar-se-á com a movimentação da mesma com os pés sendo a bola colocada no exato local onde a mesma saiu, podendo ser jogada em qualquer direção, executado por um atleta adversário daquela equipe que tocou a bola por último.

3. O atleta no momento em que executar o tiro lateral deverá fazê-lo com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.

4. A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola, após movimentada, ultrapassar totalmente a linha lateral para dentro da quadra.

5. O atleta que executar o tiro lateral não poderá tocar uma segunda vez na bola enquanto outro atleta não tocar na mesma.

6. Se um atleta executar o tiro lateral contra sua própria meta, e a bola tocar ou for tocada por qualquer atleta e penetrar no gol, o tento será válido. Se penetrar no gol diretamente o gol não será válido. Será cobrado tiro de canto em favor da equipe adversária.

7. Se um atleta executar o tiro lateral contra a meta adversária, e a bola tocar ou for tocada por qualquer atleta e penetrar no gol, o tento será válido. Se penetrar no gol diretamente o gol não será válido. Será cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversária.

8. Quando da realização de tiro lateral, os atletas adversários deverão respeitar a distância mínima de 5 (cinco) metros de distância da bola.

9. Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, colocada sobre a linha demarcatória da lateral, podendo mover-se levemente.

10. Quando a bola sair da quadra e ao mesmo tempo houver uma substituição de atleta, este atleta para executar qualquer jogada, deverá primeiro entrar na quadra pela zona de substituição, mesmo quando for tiro lateral e coincide com o espaço correspondente a zona de substituição.

11. O atleta que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 4 (quatro) segundos posteriores ao recebimento da bola.

12. Se a bola for colocada em jogo de maneira irregular, fora do local onde saiu, demorar mais de 4 (quatro) segundos para a execução, chutada para fora da quadra ou infringir a esta regra de qualquer maneira, o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um atleta da equipe adversária a execução de novo tiro lateral.



PUNIÇÃO:

a. Se um atleta executar o tiro lateral e tocar uma segunda vez na bola, antes que qualquer outro atleta o faça, sua equipe será punida com a cobrança de um tiro livre indireto a favor da equipe adversária no exato lugar onde se encontrava a bola, salvo se dentro da área penal da equipe infratora, quando então será cobrada sobre a linha da área no ponto mais próximo de onde ocorreu à infração;

b. Se um atleta demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro lateral o árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um atleta da equipe adversária a execução de novo tiro lateral;

c. Se um atleta executar o tiro lateral, sem antes entrar na quadra de jogo, o atleta deverá ser punido com cartão amarelo e o tiro lateral revertido em favor da equipe adversária;

d. Se um atleta adversário aquele que irá cobrar o tiro lateral tentar obstruir ou atrapalhar a cobrança, intencionalmente, deverá ser punido com cartão amarelo.





RECOMENDAÇÕES:



a) Na cobrança do tiro lateral a bola não necessita estar tocando na linha lateral, basta que sua projeção esteja sobre a linha, para que o tiro lateral seja considerado correto;

b) Na execução do tiro lateral, o atleta que estiver a mais de 5 (cinco) metros da bola e aproximar-se da mesma, tentando impedir ou dificultando a cobrança e retardando o reinicio da partida, deverá ser advertido com cartão amarelo;

c) Quando a bola sair pela linha lateral e algum atleta da equipe adversária estiverem a menos de 5 (cinco) metros da bola, os árbitros antes de autorizarem a cobrança do tiro lateral, devem exigir o afastamento do atleta até 5 (cinco) metros e somente punir com cartão amarelo se este não quiser afastar-se;

d) A bola estará em jogo quando entrar totalmente na quadra de jogo ou seja, sair de cima da linha lateral.





COMENTÁRIOS À REGRA:



Os árbitros devem observar a distância de 5 (cinco) metros do atleta adversário quando das cobranças dos tiros laterais. A posição da bola, se a mesma está sobre a linha lateral, parte, ou mesmo a sua projeção, se isto ocorrer o lance esta correto, assim como os pés do atleta executante que não poderá estar dentro da quadra de jogo, podendo estar sobre a linha ou fora da quadra de jogo, mas nunca dentro da quadra de jogo.

Verificar se o atleta realmente entrou na quadra na substituição, para que posteriormente possa cobrar o arremesso lateral, se isto não ocorrer, o mesmo deverá ser advertido com cartão amarelo e o arremesso revertido em favor da equipe adversária.

Os árbitros devem tomar cuidado com as cobranças de laterais com tiros diretos a meta adversária ou mesmo a sua própria meta, já que a bola sendo tocada ou jogada por qualquer atleta o tento será válido. E se a mesma penetrar diretamente na meta, sendo jogada por atleta da mesma equipe, será tiro de canto e jogada por atleta adversário, tiro de meta.

6 comentários: