REGRA 15 - PENALIDADE MÁXIMA

1. Será concedido um tiro de penalidade máxima contra a equipe que comete uma das infrações sancionadas com um tiro livre direto, dentro de sua área penal quando a bola está em jogo.

2. A penalidade máxima é um tiro livre direto, do qual se pode marcar um gol diretamente e cuja cobrança é feita na marca correspondente e, nesse momento, todos os atletas, com exceção do goleiro e do atleta indicado para a cobrança, deverão estar dentro da quadra de jogo, mas numa distância de 5 (cinco) metros da bola e atrás da linha imaginária da bola.

3. O goleiro deverá postar-se sobre a linha de meta ou fundo e entre os postes de meta até que o chute seja executado, podendo movimentar-se, exclusivamente sobre a linha de meta ou fundo.

4. O atleta encarregado de executar o tiro livre deverá estar plenamente identificado e deverá chutar a bola para frente e não será permitido, o executante, tocar a bola uma segunda vez, antes que outro atleta o faça. Se no lugar do atleta encarregado de executar a cobrança um outro atleta efetuar a cobrança, deverá ser punido com um tiro indireto contra a sua equipe e o atleta que executou a cobrança punido com cartão amarelo.

5. Se concederá tempo adicional para poder executar a cobrança de uma penalidade máxima, ao final do tempo regulamentar do 1º ou 2º período da partida ou ainda, da prorrogação. Neste caso a partida será encerrada quando ocorrer qualquer das seguintes situações:

a. For consignado o tento;

b. A bola for defendida pelo goleiro;

c. A bola sair pela linha de meta;

d. A bola bater num dos postes ou travessão da meta e retornar;

e. A bola chutada fracamente para antes de chegar ao seu destino.



PUNIÇÃO:



Para as infrações a esta regra será obedecido o seguinte:



a. Em caso de qualquer irregularidade por parte de atleta da equipe defensora, caso não tenha resultado em gol, a cobrança será anulada e o tiro livre de penalidade máxima será repetido. Caso tenha resultado em gol, será aplicado à lei de vantagem.

b. Em caso de qualquer irregularidade por parte de atleta da equipe beneficiada, caso tenha resultado em gol, a cobrança será anulada e o tiro livre de penalidade máxima será repetido. Caso não tenha resultado em gol, o jogo será paralisado e cobrado um tiro livre indireto a favor da equipe defensora com a bola sendo colocada no local onde ocorreu à infração.

c. Se cometida pelo atleta que executa a cobrança, depois de a bola entrar em jogo, se concederá um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu à infração.

d. Se o atleta executante do tiro livre de penalidade máxima tocar na bola uma segunda vez antes que o outro atleta o faça ou demorar mais de 4 (quatro) segundos para executar o tiro, conceder-se-á um tiro livre indireto a favor da equipe adversária. Se for cometido o bi-toque, a bola será colocada no lugar onde o atleta tocou na bola e se for pela demora de mais de 4 segundos, a bola será colocada na marca da penalidade máxima.

e. Se um atleta da equipe defensora e outro da equipe atacante, invadirem o espaço ao mesmo tempo, será repetido o lance.



RECOMENDAÇÕES:



a. Antes da cobrança, um dos árbitros deve dirigir-se ao goleiro informando que se ele adiantar-se antes da bola ser movimentada e não resultar em tento, o lance será repetido e ele advertido com cartão amarelo.

b. Se o goleiro adiantar-se antes que a bola seja movimentada e a cobrança não tenha resultado em tento, deverá ser repetido a cobrança e o goleiro advertido com cartão amarelo.

c. Quando o goleiro adiantar-se e mesmo assim resultar em tento, o árbitro deve confirmar o tento, não havendo a necessidade de advertir o goleiro com cartão amarelo.

d. Por ocasião da cobrança de uma penalidade máxima, um dos árbitros deve colocar-se no fundo da quadra, orientar o goleiro que só pode movimentar-se lateralmente, ou seja, em cima da linha de meta ou de fundo, não podendo adiantar-se enquanto a bola não for movimentada. O outro árbitro deverá afastar os jogadores a 5 (cinco) metros da bola e atrás da linha imaginária da bola e não permitir a invasão de jogadores. Caso ocorra a invasão antes da bola ser movimentada, o infrator ou infratores devem ser punidos de acordo com a regra.



COMENTÁRIOS A REGRA:



Os árbitros nas cobranças de penalidade máxima deverão estar posicionados estrategicamente, um próximo à trave (observando a ação do goleiro) sobre a linha de fundo e o outro à distância de cinco (5) metros atrás da linha da bola verificando o posicionamento dos demais atletas quando da execução da penalidade máxima.

Não deixar de recomendar ao goleiro que ele não poderá adiantar-se antes da bola ser movimentada e se isto ocorrer será punido com cartão amarelo.

Quando a partida terminar empatada e houver a necessidade de cobranças de penalidade máxima, deverá um dos árbitros permanecer próximo à trave e o outro no meio da quadra, deixando os demais atletas no meio da quadra oposta às cobranças, além da anotação do anotador, deverá um dos árbitros marcar a seqüência das cobranças e os tentos consignados, para que não haja dúvidas quanto à anotação do resultado final.

Um comentário:

  1. Ainda é considerado dois toques o batedor pegar o rebote da batida do pênalti quando a bola bate na trave?

    ResponderExcluir